top of page
Usina Terminal de Esgotos SABESP
Sabesp

A história do saneamento básico, principalmente na cidade de São Paulo, teve início por volta de 1560, quando a população era reduzida e as pessoas dependiam de ribeirões e fontes naturais para obter água.
 

Com o passar dos anos, surgiram chafarizes e carros-pipa para fornecer água, até que em seguida foi criada a Companhia Cantareira de Água e Esgotos, uma empresa privada que substituiu as formas anteriores de abastecimento por meio de conexões domiciliares de água. Nessa época, a população de São Paulo já era de 50 mil habitantes.

Companhia Cantareira

Companhia Cantareira

O primeiro reservatório da cidade foi construído no alto da Consolação em 1878 e começou a operar em 1882, fornecendo água para 113 edifícios. Um ano depois, foi inaugurado o primeiro sistema de esgoto de São Paulo, no bairro da Luz.
 

Devido à insatisfação da população, a Companhia Cantareira foi substituída pelo RAE (Repartição de Água e Esgotos), quando a responsabilidade de fornecer saneamento à crescente população da cidade passou para o controle da província.

Reservatório da Consolação

Reservatório da Consolação

Em 1890, a população era atendida por duas adutoras: Ipiranga e Rio Claro. Três anos mais tarde, foi inaugurada a adutora Guaraú, para abastecer o reservatório da Consolação. Apesar dos investimentos realizados, as estruturas ainda eram insuficientes para atender às necessidades da população, que recebia apenas 27 mil litros de água por dia em 1894.

Adutora do Sistema Rio Claro

Adutora do Sistema Rio Claro

Em 1954, o DAE (Departamento de Águas e Esgotos) substituiu o RAE, tornando-se peça fundamental para o saneamento básico de São Paulo, com autoridade administrativa sobre os municípios de São Paulo, Guarulhos, São Caetano, Santo André e São Bernardo do Campo.
 

Em 1968, foi criada a Comasp (Companhia Metropolitana de Água de SP), uma empresa de economia mista cujo objetivo era captar, tratar e vender água potável em grande escala para os 37 municípios da Grande São Paulo, incluindo o DAE. Para lidar com os problemas de esgoto, em 1970 foi implantada a Sanesp (Companhia Metropolitana de Saneamento de SP), responsável por interceptar, tratar e realizar o descarte adequado do efluente.

Com o crescimento populacional superando a disponibilidade de água e índices alarmantes de mortalidade infantil, a Sabesp foi criada em 1º de novembro de 1973 com o propósito de atender o Estado de São Paulo. A empresa resultou da fusão de várias instituições, incluindo a Comasp, Sanesp, Saec (Superintendência de Águas e Esgotos da Capital), Fesb (Fomento Estadual de Saneamento Básico), SBS (Saneamento da Baixada Santista) e Sanevale (Saneamento do Vale do Ribeira). Essas seis entidades compunham o complexo do saneamento, onde está localizada atualmente a sede da Sabesp, em Pinheiros.

Superintendência de Águas e Esgotos da Capital

Superintendência de Águas e Esgotos da Capital

Após 43 anos, a empresa se orgulha de fornecer serviços em 366 municípios, por meio de um sistema que abrange mais de 120 mil km de redes de água e esgoto, o equivalente a três voltas ao redor do mundo. Com a responsabilidade de proporcionar qualidade de vida a aproximadamente 28,6 milhões de pessoas, a Sabesp se destaca como a maior empresa de saneamento básico do Brasil, compartilhando a alegria desse feito com todos os seus clientes.

Fonte: Sabesp

bottom of page