top of page
Sanemar avança com obras de esgotamento
sanitário em 2023

05/02/2024

Sanemar avança com obras de esgotamento sanitário em 2023

Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), realizou uma série de ações para avançar com o saneamento e construir 300 km de rede de esgotamento sanitário. Um investimento na ordem de 500 milhões com recursos próprios do município. Ao longo de 2023, foram iniciadas cinco obras de esgotamento sanitário de grande porte em Ponta Negra; no Recanto e no Jardim Atlântico Leste, ambos em Itaipuaçu; em Inoã e São José do Imbassaí.

O primeiro sistema completo de esgotamento sanitário foi entregue para os moradores da Rua 47, em Itaipuaçu, com estação de tratamento compacta que utiliza tecnologia viva, a Mikroete, desenvolvida em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). Além disso, equipes de educadores sanitários realizaram ações nas escolas, nos postos de saúde, bairros e templos religiosos para disseminar a importância do saneamento para a manutenção da saúde e do bem-estar da população.

 

Obras de esgotamento sanitário

Equipes da Sanemar atuaram por toda a cidade. Foram aproximadamente 62.173 metros de rede coletora de esgoto implantados, sendo 26.982 metros no Jardim Atlântico Leste; 27.730 metros no Recanto; cerca de 12.750 metros em Inoã; 17.253 metros em Ponta Negra e aproximadamente 4.440 metros em São José do Imbassaí.

 

Reparos, manutenção e fiscalização

A equipe de reparos e manutenção realizou mais de 320 correções de nível de tampões de poços de visita (bueiros) à altura do asfalto. Além disso, foram realizados mais de 13 mil atendimentos para sucção com o caminhão vacol em equipamentos públicos e rede coletora de esgoto do Centro de Maricá. Para coibir o avanço de ligações irregulares e despejo de esgoto nos corpos hídricos, a Sanemar ainda efetuou mais de 1.028 ações fiscalizatórias no município.

Já a equipe de obras diretas realizou, ao longo de 2023, a substituição de cerca de dois mil metros de rede de esgotamento sanitário na região central de Maricá, que garantiu a troca de material feito de manilha de cerâmica com 300 milímetros por novas tubulações de ocre corrugado, material mais flexível e resistente e de maior diâmetro, cerca de 400 milímetros.

bottom of page