top of page
Cidades da região lideram ranking de tratamento de esgoto no estado do Rio

Armação dos Búzios, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande ocupam três primeiras posições no quesito, que faz parte de índice ambiental para repasse do ICMS Ecológico aos municípios.

tratamento de esgoto no estado do Rio

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Pedro da Aldeia é uma das sete fazem parte do sistema de saneamento básico na região — Foto: Divulgação / Prolagos

Ao completar 25 anos, a Prolagos perpetua um legado de saúde, cidadania e respeito ao meio ambiente nos municípios onde atua.
 

A demonstração mais recente de que os investimentos feitos pela concessionária nas últimas duas décadas e meia contribuíram decisivamente para a melhoria na qualidade de vida dos moradores da região é que Armação dos Búzios, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, cidades atendidas pela empresa, lideram o ranking de tratamento de esgoto entre os 92 municípios do estado do Rio.
 

Entre outros quesitos, o tratamento de esgoto é um dos parâmetros de cálculo para o Índice Final de Conservação Ambiental, critério usado para o repasse de ICMS Ecológico no ano que vem, contribuindo para o aumento da arrecadação e o desenvolvimento dos municípios.
 

O desempenho na área de saneamento ajudou Búzios a ficar entre as dez primeiras cidades em gestão ambiental no estado do Rio.
 

“Esse primeiro lugar tem tudo a ver com o serviço prestado pela Prolagos, pela modernidade da sua estação de tratamento. É a unidade mais moderna do estado e isso advém dos investimentos e do trabalho feito pela concessionária. Essa parceria entre o município e a empresa nos deu a possibilidade de obter essa posição de liderança”, destacou o secretário de municipal do Ambiente e Urbanismo de Armação dos Búzios, Evanildo Cardoso do Nascimento.
 

Ao longo dos últimos 25 anos, os investimentos da Prolagos em saneamento básico elevaram os percentuais de coleta de esgoto e de tratamento do esgoto captado, de zero para 80% e 100%, respectivamente. Hoje, a região conta com sete estações de tratamento (ETEs), sendo três delas nos municípios que se destacaram no ranking estadual, incluindo a de Armação dos Búzios.
 

A parceria entre a concessionária e o poder público também é determinante para a preservação dos ecossistemas lagunar e marinho, propiciando o desenvolvimento da economia regional, por meio da atividade pesqueira, e do turismo, que acaba de ganhar o impulso da certificação com a Bandeira Azul, pelas praias de Ubás, em Iguaba Grande, e de Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia; e pelas praias do Forno e da Azeda e Azedinha, em Armação dos Búzios.
 

Assim como nos demais municípios, Cabo Frio e Arraial do Cabo também estão constantemente no radar da concessionária para a melhoria dos serviços prestados para população.
 

 

“Esse resultado do Índice de Tratamento de Esgoto para o ICMS Ecológico, em três das cidades onde atuamos, muito nos estimula a prosseguir investindo em estrutura e em pessoas para seguir movimentando vidas com saúde e qualidade de vida, gerando trabalho e renda para as pessoas”, destacou o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.
bottom of page